terça-feira, 12 de abril de 2016

Sabedoria do Tarot - O Portal 11:11:11 como Rota de Estudos


Considerando-se os estudos de tarot como uma proposta de vivência, a partir de cada Ideograma das Lâminas deste Oráculo.


Muitos Alquimistas do tarot, nos colocam em um rota de estudos que se assemelha a transpor diversos estágios. 

Uma rota de estudos vivencial, como se acreditava acontecer no tempos de suas origens, passando por um Caminho de 11 estágios tendo cada lâmina em pares onde, a esquerda temos os Arcanos em Ordem crescente e à direita ordem decrescente, 11 pares de colunas.

Ao caminhar de forma reflexiva através destes pares chegamos aos Umbrais das Câmeras de estudos avançadas do Tarot. A Sabedoria do Tarot.

Observando de forma Cabalista esta forma de Estudos é impossível negar a relação com o Portal 11:11:11, Sendo o primeiro par 11 a coluna esquerda, o segundo par 11 o próprio caminho e terceiro par 11 a coluna direita.

Avançando nesta Comparação se pode atingir um dos primeiros planos de expansão de consciência destes estudos.

Como vivenciar esta proposta de estudos em uma rota de auto-conhecimento?
Considera-se o O Mago e o O Louco a duas primeiras colunas.
Seguindo-se pela A Papisa complementado pelo O Mundo abaixo pode conferir esta relação complementada pela imagem.
O MAGO - O LOUCO
A SACERDOTISA/PAPISA - O MUNDO
A IMPERATRIZ - O JULGAMENTO
O IMPERADOR - O SOL
O CARRO - A LUA
OS AMANTES - A ESTRELA
O PAPA - A TORRE
A FORÇA - O DEMÔNIO
O EREMITA - A TEMPERANÇA
A RODA DA FORTUNA - A TRANSFORMAÇÃO
JUSTIÇA - O INVERTIDO

ou na numeração que acabou se propagando e é utilizada atualmente e que prefira usar para meditar em sua simbologia
O MAGO - O LOUCO
A SACERDOTISA/PAPISA - O MUNDO
A IMPERATRIZ - O JULGAMENTO
O IMPERADOR - O SOL
O PAPA - A LUA
OS AMANTES - A ESTRELA
O CARRO - A TORRE
A JUSTIÇA - O DEMÔNIO
O EREMITA 0 A TEMPERANÇA
A RODA DA FORTUNA - A TRANSFORMAÇÃO
FORÇA - O INVERTIDO
Clique na imagem para visualizar em tela cheia.

Agora mais uma proposta de estudos, escolha um baralho, se ainda não o fez, utilizem o básico de Marselha e estudem cada Arcano, a seguir estudem em pares como o que foi apresentado neste ensaio e através de uma atitude reflexiva encontrem a complementação destes ideogramas como se estivessem seguindo por um caminho parem olhem para o Louco deixem que as descrição encontradas venham a sua mente, depois olhem para O Mago, e mais uma vez pensem em toda a simbologia contida neste Arcano, exemplo bem simples, pois é importante que vivenciem em sua consciência este conhecimento, aquele que não sabe para onde vai encontrando seu caminho e começando na personificação do Mago o processo de transformação alquímica em busca do auto-conhecimento. O saco com artefatos que o O Louco traz em suas costas. como um andarilho sem rumo, é disposto em uma mesa de trabalho onde começa a construção de sua nova vida, com todas as suas provas, desafios, descobertas...
Desejo a todos os participantes deste grupo que possam se dedicar a esta forma de estudos do Tarô e tenho certeza que terão momentos de profunda introspecção e oportunidade de refletir sobre esta linda mensagem que este livro vivo e aberto de ocultismo proporciona.

Nenhum comentário: